Tipos de cabelo: Conheça quais são e como cuidar de cada tipo
Uma coisa precisamos concordar, para saber qual o melhor tratamento para seus fios, precisamos conhecer os tipos de cabelo existentes.
E você sabia que hoje existem 12 definições de fios?
Sendo elas Cabelo Liso, Cabelo Ondulado, Cabelo Cacheado e Cabelo Crespo.
Depois dessas 4 divisões temos 3 subdivisões de cabelo:
Exemplo: Cabelo Liso A, Cabelo Liso B e Cabelo Liso C.
Nesse post vamos aprender um pouco mais sobre o seu tipo de cabelo. Esse é só o começo da nossa jornada, quando pensamos em cabelos precisamos pensar também na sua estrutura. Além de entender a estrutura física dos seus fios, precisamos entender se eles são oleosos, mistos, ressecados, etc.
Se você quiser conhecer mais sobre qual o seu cabelo, basta fazer esse teste e entender um pouco mais.
Mas antes disso, vamos conhecer as estruturas dos fios e ver quais cuidados devemos tomar para cada tipo de cabelo?
Tipos de Cabelo Liso
Também conhecido como tipo 1, o cabelo liso foi por muitos anos o queridinho da maioria das mulheres.
Esse tipo de cabelo, foi considerado o padrão de beleza por muito tempo. Meninas de todas as idades começaram a buscar tratamentos para tornar os seus fios lisos desde novas.
Eles não apresentam curvas, são maleáveis, mas quem possui esse tipo de cabelo, também encontra as suas dificuldades.
Tipos de Cabelo 1
Cabelo 1A
Cabelo fino e totalmente liso. Mulheres que possuem esses fios tendem a ter pouco cabelo, dificuldades para desembaraçar e falta o tão desejado volume. Lembrando que o volume normalmente é responsável por trazer movimento para os cabelos.
Cabelo 1B
O cabelo 1B possui fios finos e um pouco mais grossos. É na mistura dos dois que percebemos um pouco mais de volume e facilidade quando pensamos em modelar esses fios. É que a mistura entre o fio grosso e o fio fino tira o peso e o aspecto aspecto de “escorrido”. Isso facilita que o cabelo seja modelado.
Cabelo 1C
É o cabelo liso, porém grosso. Esse cabelo é brilhante e pesado , difícil de modelar, porém, possui como vantagem o volume e o movimento.
Tipos de Cabelo Ondulado
O tipo de cabelo 2 possui o desejado cabelo da Gisele Bündchen. Possui características de cabelo misto (cabelo com a raiz oleosa e pontas ressecadas) e é o meio termo, entre o cabelo liso e o cabelo cacheado.
Tipos de Cabelo 2
Cabelo 2A
Da categoria tipo 2, é o cabelo que está mais parecido com o liso e que possui maior tendência para a oleosidade. O seu fio tem a aparência de S e forma ondas pequenas e soltas.
Cabelo 2B
Suas curvas são mais fechadas e definidas, é um cabelo um pouco mais pesado e possui aquele aspecto parecido com o das modelos da Victoria Secrets. O principal inimigo do tipo de cabelo 2b é o temido frizz, mas nada que um bom finalizador não resolva.
Cabelo 2C
Possui fios grossos e com bastante movimento. Conhecido como “encaracolado” o cabelo tipo 2C possui curvas bem fechadas e que começam a tomar uma forma mais definida, quase migrando para um cabelo cacheado.
Tipos de Cabelo Cacheado
Esse tipo de cabelo é conhecido por fios que lembram molas e entre cada subcategoria dos fios, as molas vão se tornando cada vez mais fechadas e definidas. O formato do fio de cabelo cacheado normalmente possui difícil crescimento aparente, frizz, falta de brilho e ressecamento, já que o óleo (presente no couro cabeludo) tem mais dificuldade em chegar na base dos fios.
Tipos de Cabelo 3
Cabelo 3A
Cabelo pesado, com cachos abertos e que por isso possuem movimento. Os cachos do tipo A não são tão definidos e pode muitas vezes ser confundido com o cabelo tipo 2C.
Cabelo 3B
É um tipo de cabelo onde a sua raiz possui um aspecto ondulado. Quando comparamos ele com o tipo A o cacho do cabelo tipo B ganha definição e forma. Lembrando que quando pensamos em cachos, quanto mais fechada a sua curvatura, maior é a dificuldade de a oleosidade chegar até as pontas. Cabelos cacheados precisam de cuidado e atenção constante para ganhar definição e para serem hidratados.
Cabelo 3C
São fios finos e com cachos tão fechados que chegam a perder um pouco da forma. Precisam de cuidado constante e de atenção para o seu volume.
Tipos de Cabelo Crespo
O Cabelo Crespo pode dar a impressão de que possui cachos menos definidos, mas esse é só a impressão. Na verdade, o que acontece com os cabelos crespos é que o seu cacho é tão fechado, que fica difícil ver a sua curvatura. Como citamos previamente, quanto mais fechada a curvatura do cabelo, mais difícil é a distribuição do óleo para o seu fio, por isso, os cabelos crespos possuem a tendência de serem ressecados, quebradiços e frágeis.
Tipos de Cabelo 4
Cabelo 4A
O tipo de cabelo 4A, começa a ter uma característica diferente quando comparamos eles com os fios de cabelo cacheado. O cabelo crespo, permanece sempre na estrutura do cacheado, mesmo quando é molhado.
Assim, o fio crespo, não perde a sua forma de cacho, enquanto o cabelo cacheado, quando está molhado, toma a forma de um cabelo ondulado.
Cabelo 4B
O seu fio possui uma espessura fina, sem muita definição e com a aparência de Zig-zag. O cabelo, por ser cacheado da raiz até as pontas, possui a tendência de ser volumoso, denso e frágil.
Cabelo 4C
O tipo de cabelo mais volumoso de todos, quanto pensamos na transição do cabelo crespo do A, para o B e do B para o C, precisamos entender que o cabelo perde definição e ganha volume e fragilidade. Mas nada que o tratamento certo para recuperar a força de qualquer tipo de cabelo.
Agora que conhecemos, entendemos e identificamos um pouco mais dos tipos de cabelo, é importante conhecermos um pouco mais sobre algumas outras categorias que o seu cabelo pode se encaixar.
Normalmente cabelos crespos são um pouco mais ressecados e cabelos lisos um pouco mais oleosos, mas não podemos esquecer que além do tipo de fio, os tratamentos que o seu cabelo já sofreu influenciam diretamente na textura do seu cabelo.
Lembra que eu falei que esse era um dos primeiros posts para você entender um pouco mais sobre o seu cabelo? Então, vamos aprofundar sobre o assunto e entender qual o seu tipo de cabelo quando pensamos na oleosidade e qual o melhor caminho para vocês.
Clique aqui e faça o seu teste e quando tivermos o seu resultado vamos poder indicar o melhor caminho para você!