Guia do pincel de maquiagem para você não errar!
Você já deve ter visto que existem diferentes tipos de pincel de maquiagem. Vamos entender, explicar e mostrar os principais tipos de pincéis para você começar e ampliar a sua coleção.
Tipos de cerdas do pincel de maquiagem
O material das cerdas do seu pincel é muito importante para manter um bom acabamento. Cerdas de má qualidade dificultam a aplicação e a forma de esfumar o produto. Hoje existem duas categorias principais de cerdas:
- Cerdas naturais;
- Cerdas sintéticas;
As cerdas naturais são feitas, normalmente, com cabelo de pônei ou de cabra. Eles facilitam a aplicação de pó e a técnica de esfumar o produto. São um pouco mais irregulares justamente por serem naturais e serem similares ao cabelo humano.
Já quando pensamos em cerdas sintéticas existem algumas opções, porém as mais conhecidas são as cerdas de nylon e taklon. Ambos são ideais para a aplicação de maquiagem líquida por possuírem cerdas mais lisas e menos porosas. Além de serem ótimas opções para depositar o produto com alta pigmentação.
Agora que entendemos a diferença deles e as opções que existem no mercado, vamos aprofundar um ponto mais em cada um dos pincéis mais comuns nos kits de maquiagem.
Tipos de pincel de maquiagem para o rosto
Pincel de base
Até o pincel para a base possui algumas variações. Sendo ele com a ponta um pouco redonda, achatado ou anatômico, uma coisa não pode faltar, ele precisa ser um pincel que faça um bom acabamento na sua pele. Afinal, a base é um dos pontos iniciais e mais importantes de qualquer make. Podendo ser ovalado, flat, língua de gato e inclusive angular, o ideal é você realmente pegar o produto e testar na loja qual você entende que é o melhor para você.
Uma dica para as iniciantes é, procure um pincel que não seja muito reto, isso pode atrapalhar na hora da aplicação do produto no seu rosto. Nós do BelaBR, particularmente, indicamos o uso de uma esponja para iniciantes. Justamente por ser de fácil aplicação e ser fácil de espalhar e esfumar na sua pele.
Pincel para pó
Qual a lógica que devemos levar em consideração na hora de escolher um pincel. Quanto maior e mais gordinho ele for, mais fácil será a aplicação de um produto. Se a superfície do pincel for fininha e pequena, ele vai aplicar mais produto na área do rosto em que tiver em contato primeiro.
Por isso, na hora de escolher o seu pincel para pó solto, basta escolher um produto redondo e gordinho. Para que o ponto de contato inicial seja maior e de fácil aplicação.
Pincel de blush
O pincel para blush usa a mesma ideia do pincel para pó. Porém, precisa ser um pouco mais fino e angular. Dessa forma você foge de um ponto de contato muito arredondado e foge daquele blush estilo caipira, sabe?
Além disso, o pincel de maquiagem angular, também pode ser usado para esfumar o contorno da sua pele, sendo um ótimo aliado para a make mais marcada e com uma pele trabalhada.
Tipos de pincel de maquiagem para o olho
Pincel para aplicação da sombra
Esse é um dos pincéis mais importantes e que muitas vezes esquecemos da sua existência. É o pincel de aplicação que vai nos ajudar a depositar o produto no olho de forma uniforme e precisa ser um produto de qualidade. Isso porque, não adianta você ter a sombra mais linda e pigmentada do mundo e o produto ficar preso apenas no pincel.
Podendo ser de vários tamanhos, quanto menor for a sua largura, mais produto será depositado no ponto de contato e também maior a precisão de aplicação.
Assim, uma sugestão interessante é, tenha um pincel de aplicação da sombra um pouco mais largo e outro um pouco mais estreito. Dessa forma, você terá duas excelentes opções de acordo com o que você precisa.
Pincel Chanfrado
Com cerdas firmes e um formato anatômico, o pincel chanfrado trás facilidade e precisão na hora da sua aplicação.
Até por essa característica, ele pode ser usado na aplicação da maquiagem em várias etapas. Pode ser usado para aplicar um delineador em gel ou usando a técnica de sombra aplicada com um delineador. Você também pode usar o pincel chanfrado para definir a sobrancelha e as linhas do seu contorno.
Pincel de esfumar
Agora o queridinho e o pincel que não pode faltar de forma alguma em nenhum kit de maquiagem. Seja a make mais simples ou a make mais complexa que você vá imaginar, se você vai aplicar sombra nela você vai usar um pincel de esfumar.
É esse pincel que traz o acabamento para a sua maquiagem. Podendo ser usado no côncavo ou até para a aplicação de iluminador em pontos estratégicos do rosto, o pincel de esfumar é a ferramenta que vai finalizar a sua maquiagem.
Como o nome mesmo diz, o pincel de esfumar serve para esfumar.
E para quem fica na dúvida do que se consiste a técnica de esfumar, ela basicamente é a técnica que cria a ilusão de transição na sua pele. Ou seja, quando você usa mais de uma sombra, você quer que exista um ponto de transição, onde a sombra mais clara vai se tornando um tom mais escuro ou vice e versa. E é essa mágica que o pincel de esfumar faz, ele auxilia a misturar os dois tons de sombra. Dessa forma, o que vemos é uma transição sutil e natural.
Assim como o pincel de aplicação, vemos que existem vários pincéis de esfumar de vários tamanhos e larguras. Para escolher o ideal para você lembre-se, quanto maior o pincel, mais fácil o processo de esfumar. Quanto mais fino o pincel, maior a precisão do traço.
Então, escolha a melhor opção para você e de acordo com as suas preferências.
Ahh e se você tiver mais alguma dúvida em relação a maquiagem, produtos e outras dicas de beleza, nós do BelaBR temos um conteúdo rico para te ajudar.