Cabelo liso: Tipos, cortes e como cuidar
Durante muito tempo, o cabelo liso foi o queridinho da maioria das mulheres. Ele gerava a sensação de praticidade e era objeto de desejo de muitas. Porém, os cabelos lisos também dão trabalho e se engana quem pensa que são os mais fáceis de se trabalhar.
Você sabia que hoje existem mais ou menos 12 tipos de cabelos diferentes e de fios diferentes? Entre os 12 tipos, 3 são de cabelos lisos, sendo eles tipo 1A, 1B e 1C.
Vamos então entender um pouco mais sobre quais são os cabelos tipo 1 e quais as vantagens, desvantagens, cortes e tratamentos para esse tipo de fio.
Caso você queira conhecer e entender um pouco mais sobre os tipos de cabelos, temos um post especial para isso aqui no BelaBR.
Descubra o seu tipo de cabelo liso
Agora vamos descobrir um pouco mais sobre o seu cabelo e sobre o tipo dele. Hoje os cabelos lisos se enquadram na categoria 1 sendo eles A, B e C.
Liso 1A
O cabelo liso 1A é o mais liso de todos, com fios finos, ele possui pouco volume.
Além disso, o cabelo liso normalmente pode ser um pouco mais oleoso do que o normal. Isso acontece pois o óleo que está presente no couro cabeludo passa com facilidade para as pontas do cabelo.
E é exata por isso que o cabelo tipo 1A é de difícil estilização. Por ser um cabelo tão liso, fica difícil conseguir manter um penteado, possui um fio muito fino e que embaraça com facilidade.
Além do problema mais óbvio de todos, quanto menos fios você tiver, menos movimento e menor o espaço para criatividade de penteados.
Liso 1B
O cabelo liso 1B mistura alguns fios finos com finos um pouco mais grossos.
Isso dá um pouco mais de volume e corpo para o cabelo. Apesar de ainda possuírem uma tendência a oleosidade, o cabelo tipo 1B é um pouco menos oleoso quando comparamos com o 1A.
O volume dele permite que sejam feitos mais penteados, cortes e mudanças. Assim, o cabelo 1B traz uma sensação de peso e de mais brilho que o cabelo 1A. Com o cabelo liso 1B nós começamos a ter mais fios e mais espaço para novidades.
Liso 1C
O cabelo liso 1C é um dos mais grossos, volumosos e com a impressão de pesados. Por isso, o cabelo do tipo C também é um dos mais brilhantes. O óleo que é distribuído da raiz até as pontas com tanta facilidade no tipo A e B começa a deixar de ser um ativo que deixa o cabelo com a impressão de sujo e começa a deixar com a impressão de brilhante. Um dos principais problemas que vemos com cabelos lisos do tipo 1C é o frizz. Esse tipo de fio passa a ter menos problemas com oleosidade, porém, começa a ter problemas com os fios arrepiados.
Cortes de cabelo para cabelo liso 1A
Cabelos lisos do tipo A são finos e por isso talvez faça sentido pensar na praticidade de cabelos curtos.
Vamos pensar inicialmente em volume, evite cortes que sejam muito repicados e em camadas. Dê preferência para cortes arredondados e com o comprimento curto ou mediano.
Isso quer dizer que o cabelo tem que ser reto e inteiro? Não! Mas, temos que pensar em qual a melhor técnica para você e seus fios.
Cortes de cabelo para cabelo liso 1B
No fio 1B, começamos a ter um pouco mais de volume e um pouco mais de densidade na estrutura capilar. Nesse caso, o ideal é evitar que o corte seja o mais do mesmo. O cabelo liso pode facilmente ficar sem personalidade, então invista em camadas e modelos diferentes para trazer um lado mais fashion.
Os cabelos podem ser em camadas, desfiados ou até com uma estrutura um pouco mais arredondada. Apenas evite que ele fique longo e completamente reto.
Cortes de cabelo para cabelo liso 1C
Por último, mas não menos importante, temos o cabelo liso 1C. Com peso, volume e fios grossos, o cabelo liso 1C mesmo reto, possui personalidade. Isso é devido à estrutura própria do cabelo. Você já deve ter visto ou ouvido falar do famoso “cabelo liso pesado”, então, a estrutura dele normalmente é 1C.
O corte nesse caso pode ser tanto para evidenciar o peso do cabelo, ou seja, cortes de longo comprimento e que também evidenciam o brilho dos fios.
Além disso, pode ser um corte repicado, querendo trazer um pouco mais de movimento para o peso dos fios.
Lembrando que para escolher o corte ideal para você, é interessante levar em consideração além do fio o formato do rosto. Inclusive, temos um post aqui no BelaBR só com cortes para formatos de rosto diferente, basta clicar aqui e ver outras opções para você.
Como cuidar do cabelo liso
Evite lavar ele diariamente
O cabelo liso, por possuir uma tendência a ser um pouco mais oleoso, pode incomodar muito as mulheres por dar a impressão de ficar sujo com muita facilidade.
Pois a dica do dia é, não lave ele diariamente. Quanto mais nós lavamos o cabelo oleoso, mais o nosso organismo vai entender que precisamos produzir o óleo responsável pela segurança do nosso couro cabeludo.
Ou seja, quanto mais a gente tentar tirar o óleo do nosso cabelo lavando ele, mais óleo o nosso couro cabeludo vai produzir.
Hoje, existem alguns produtos que podem nos ajudar a tirar a impressão de “aspecto sujo”, mesmo sem o cabelo ter sido lavado no mesmo dia. Um exemplo é o shampoo a seco. Além de prático e acessível, hoje ele pode ser encontrado nas principais farmácias.
Use produtos para o frizz
Aposte nos produtos anti frizz. Hoje temos ótimas opções no mercado, que vão desde óleos, mousses e cremes para evitar o cabelo com frizz e aspecto de quebrado.
Reponha a hidratação e os nutrientes do cabelo com cremes e alguns produtinhos que vão ajudar muito vocês.
Além disso, lançaram no mercado algumas toucas de cetim. Elas ajudam a proteger os seus fios durante a noite e evitam o atrito com o nosso travesseiro e roupa de cama.
Entenda e conheça o seu cabelo
Essa é a dica mais importante de todas. Entenda você, as suas necessidades e o seu cabelo. Você vai saber como ninguém quais são as fraquezas e as melhorias que o seu cabelo precisa no cronograma capilar. Então veja a necessidade dele.