Cabelo curto: principais cuidados e como usar tanto em lisos e crespos
Para quem está pensando em aderir o cabelo curto, seja por estilo ou seja pela praticidade, vamos mostrar alguns dos principais cortes e cuidados que devem ser pensados.
Uma coisa não podemos negar, o cabelo curto realmente é bem mais prático e muitas vezes mais estiloso. Mesmo que você precise cuidar ou secar ele diariamente, o cabelo curto vai reduzir o tempo necessário para fazer isso.
Além disso, se engana quem pensa que o cabelo curto não pode ser versátil. Um bob por exemplo pode ser usado liso ou com beach waves. Mas chega de enrolação e vamos ver alguns exemplos de cortes para cabelo curto.
Cabelo curto liso
Corte de cabelo Short Bob
O short bob é uma versão um pouco mais curta do bob tradicional e do long bob. Esse corte prático e elegante pode trazer uma vibe ousada quando usado de forma natural, ou pode ser mais tradicional. Normalmente o comprimento ideal para o short bob é um pouco abaixo da orelha.
Corte de Cabelo Bob com Baby Bang
Aqui estamos fazendo uma adição ao tradicional bob e complementando com o Baby Bang. Ele é um corte ideal para mulheres despojadas e com muito estilo. O Bob vai trazer a delicadeza do tradicional e a Baby Bang inovação e irreverência. Com essa junção, não tem como você não ficar estilosa e é garantido que vai chamar a atenção por onde passar.
Mas atenção, se o seu cabelo for cacheado, tome cuidado para não cortar demais a franja. Lembre que o cabelo seco vai encolher mais ainda.
Corte de Cabelo French Bob
Um dos preferidos das celebridades do momento, o French Bob possui o comprimento um pouco mais curto que o Short Bob. Ele traz facilidade para o dia a dia, pois não precisa ser usado apenas de forma lisa e pode ter muita aderência ao cabelo de forma natural. Em sua preferência, o French Bob deve ter o comprimento em média no meio da orelha.
Corte de Cabelo Pixiecut
Um corte irreverente e de fácil manutenção, o pixiecut ainda é um dos mais lembrados quando pensamos em cabelo curto. Ele basicamente é formado por linhas assimétricas e possui a característica de um corte bem batido na nuca. Quanto mais assimétrico ele for, e se composto com um leve undercut ou sidecut, mais charmoso o corte fica.
Corte de Cabelo Long Bob
Um pouco mais tradicional, mas que possui o seu charme, o Long Bob normalmente é usado por mulheres que ainda estão entrando no mundo do cabelo curto. Ele pode ser feito reto ou de forma assimétrica e em ambos tem como principal característica o cabelo na linha do queixo e vem carregado de elegância.
Corte de Cabelo Blunt Cut
O Blunt Cut pode ser usado tanto em cabelos lisos, como em cabelos cacheados. A principal característica do corte é ter linhas retas. Isso torna a base do cabelo mais cheia e dá uma impressão de volume nas pontas. Normalmente ele é usado em um comprimento um pouco acima do ombro.
Corte de Cabelo Blunt Bob
O Blunt Bob pode ser confundido com o Blunt Cut. Ambos possuem o comprimento parecido, além de serem modernos. Porém, o Blunt Bob possui um desfiado nas pontas que garante movimento e leveza para o corte.
Ahh e quer uma dica? O Blunt bob vai muito bem se estilizado com beach waves, cachos e luzes de acordo com o site da Salonline.
Lembrando que todos os cortes que citamos aqui podem ser usados tanto em cabelos lisos, como em cabelos cacheados. Claro que eles possuem as suas variações, porém a ideia é a mesma, com o cuidado e a estilização correta, é certo que você vai arrasar.
E se você ainda está na dúvida se o corte de cabelo curto é o comprimento ideal para você, dê uma olhada no nosso post “Cortes de cabelo Feminino: descubra as principais tendências” e escolha o seu corte de cabelo ideal.
Passo a passo para cuidar do cabelo curto
A primeira coisa que devemos esquecer quando pensamos em cabelo curto é que ele não precisa de cuidados. O cabelo curto também vai precisar ser restaurado, hidratado e estilizado. A diferença entre ele e o cabelo longo é a quantidade de produto e o tempo durante o processo de estilização.
Um exemplo clássico é, imagine quanto tempo levamos para secar com secador um cabelo longo e quanto tempo vamos levar para secar um pixiecut? A diferença é muito grande, principalmente se pensamos no tempo semanal ou mensal desses processos.
Porém, a manutenção do corte de um cabelo curto é feita com maior intensidade, ou seja, mais idas ao salão para manter o corte em dia.
Produtos ideais para cabelos curtos
Agora, pensando em cabelo e produtos que devem estar presentes na rotina capilar do cabelo curto, precisamos focar em deixar ele o mais natural possível.
Ou seja, pense em finalizadores. Mousse para modelar o cabelo, leave-ins para estilizar o corte e protetores térmicos para proteger o fio da ação de secadores e chapinhas.
O Leave-in possui ação protetora dos fios. Eles normalmente possuem vários efeitos e é preciso escolher o seu de acordo com a necessidade do seu fio.
Normalmente eles possuem o objetivo de manter o brilho, saúde, evitar quebra, pontas duplas e reduzir o frizz. Procure um produto que seja específico para o seu cabelo e para a sua necessidade. Assim, você vai garantir um melhor resultado do produto.
Além disso, temos o famoso e necessário cronograma capilar que deve ser seguido. Nele normalmente temos ações de reconstrução, hidratação e manutenção dos fios. Mais uma vez, a escolha dos produtos deve ser feita através da necessidade dos seus fios.
Caso você ainda tenha dúvida sobre a estrutura do seu cabelo e quais são as melhores opções para ele, indicamos a leitura do nosso post “Tipos de Cabelo: Conheça quais são e como cuidar de cada tipo”. Nele, você vai poder entender um pouco mais sobre o seu fio e sobre as melhores opções para ele quando pensamos em produtos.