Unha encravada : passo a passo para cuidar das suas unhas

Você já deve ter ouvido falar ou tem unha encravada. Esse incômodo é muito mais comum do que você imagina e afeta boa parte da população.

Vamos falar aqui e explicar um pouco mais o que é a unha encravada, principais sintomas e cuidados que devemos ter para cuidar das suas unhas.

O que é unha encravada

Vamos começar com os termos e a explicação científica da unha encravada.

O termo “onicocriptose”, nome científico da unha encravada, tem origem grega e significa unha escondida. A unha encrava quando uma das suas bordas, ao crescer, penetra na pele em volta dela. 

E como saber se a sua unha realmente está no processo de encravamento, se já está ou se esse incômodo que você está sentindo pode ser algo comum ou está associado a outro problema?

Vamos aos principais sintomas da temida unha encravada. Ela normalmente causa dor, inchaço e desconforto – principalmente no dedão do pé. Além disso, a unha apresenta sinais de vermelhidão e pode até inflamar e soltar pus.

Causas para unha encravada

Agora quando pensamos nas principais causas para unha existem vários motivos que vão dos genéticos até o uso de sapatos inapropriados.

Vamos citar aqui algumas das principais causas. Mas, é importante reforçar que em casos graves o ideal é a procura de um especialista.

Uso de sapatos inapropriados

O uso de sapatos que apertam o pé, mais especificamente o dedão, podem deixar a unha encravada ou agravar o problema.

É importante evitar determinados tipos de sapatos nesses casos, como sapatos de bico fino. Eles criam de forma desnecessária uma pressão na região mais afetada pelo encravamento.

Então, se você já tem propensão ou se a sua unha já sofre com esse problema, evite esse tipo de sapato.

unha encravada

Prática de esportes

Alguns esportes possuem a tendência de gerar alguns traumas nas unhas. Esses esportes normalmente são associados a uma alta atividade de velocidade. Eles também podem estar associados a algo que use muito o pé, como o futebol por exemplo.

O problema aqui não é o esporte em si, que isso fique bem claro. Mas, quanto mais você usa uma parte do corpo, mais chances você tem de machucá-la.

Uso de meias sintéticas ou muito apertadas

Aqui, assim como o sapato, o problema está na pressão. O uso de meias muito apertadas pode apertar a região que é mais afetada e causar o encravamento da unha.

O problema da meia ser sintética gera problemas apenas por motivos de respiração. Normalmente meias sintéticas geram dificuldade para o pé ou qualquer outra parte do corpo respirar e isso pode ser um problema.

unha encravada

Dedos muito largos

Dedos largos são mais um “problema” genético do que qualquer outra coisa, então é difícil prevenir e controlar nesses casos.

A verdade é que quanto mais largo o seus dedos, maior a chance de determinados sapatos apertarem a região afetada.

Cortes errados das unhas ou arredondados

Esse é um “problema” que pode ser evitado e podemos prevenir as unhas encravadas.

O corte da unha pode ajudar a influenciar a unha a crescer em um determinado formato. Ou seja, se você corta a unha de forma arredondada a chance dela crescer de forma encravada é maior do que se ela for cortada da forma correta.

unha encravada

Prevenção para unha encravada

Quando pensamos em prevenção para a unha não encravar, elas estão associadas diretamente às causas citadas acima.

Exceto o fator genético de ter dedos um pouco mais largos, todas as principais causas podem ser evitadas no dia a dia.

Então, se você já sofre com esse problema, evite as principais causas citadas acima que isso já irá melhorar muito o seu caso.

unha encravada

Tratamento para unha encravada

A primeira coisa que precisamos entender quando pensamos em um tratamento é qual o grau do seu problema. Se ele estiver ainda no começo e for de fácil resolução, não é necessário buscar um especialista.

Mas, caso a sua unha já apresenta graus de inflamação um pouco maiores, o ideal é procurar um médico especialista.

Para casos que não precisam da intervenção média, a melhor opção é o uso de banhos de imersão – colocar o pé em água quente. Ou você também pode utilizar alguma forma de separar o espaço entre o dedo e a unha – usando um algodão por exemplo.

Claro que se o problema continuar, o ideal é procurar um especialista como indicado anteriormente.

unha encravada

Passo a passo para desencravar a unha

Agora vamos para um passo a passo de como desencravar a unha.

A primeira coisa que devemos lembrar é que a unha encravada nada mais é do que um pedaço dela que cresceu de forma interna. Então, o que devemos fazer inicialmente é separar ela para que ela possa ser cortada.

Primeiro passo – separe a sua unha da pele. Tente levantar com uma espátula ou utilizar um algodão para realizar o processo. Ele é importante pois facilita a retirada e o corte da unha.

Segundo passo – Faça o corte no canto da unha de forma diagonal. Após o corte inicial use a espátula ou um pauzinho para levantar a unha até o final.

Terceiro passo – faça o movimento de levantar a unha. Assim, ela vai sair com mais facilidade e depois confirma se não ficou nenhuma pontinha da unha para trás.

Quarto passo – repita o movimento.

Se ficou com alguma dúvida sobre como realizar o processo em casa, temos um vídeo com um passo a passo para você.

Agora que a sua unha já está desencravada chegou a hora de pintar certo? Quer saber ótimas dicas para cuidar das suas unhas e as novidades do mercado?

Aqui no BelaBR somos cheios de dicas e novidades só para você.

Então, clique aqui e aprenda um pouco mais sobre como ter unhas incríveis.