Unha decorada: o que é, modelos e passo a passo

A modernidade nos trouxe a possibilidade de recorrer a diferentes técnicas para deixar as unhas cada dia mais bonitas, entre elas a unha decorada.

Além delas, os alongamentos em fibra de vidro ou gel para ter unhas longas e mais bonitas por mais tempo, vieram para ficar. Mas há também quem prefira manter as unhas mais curtas, seja por opção ou porque o trabalho que exercem exige unhas curtas. 

Nesses casos, apenas uma coisa é certa: Independente do tamanho das unhas, todas querem unhas bem feitas, com esmaltação perfeita e bem decoradas, cada uma seguindo seu próprio estilo, ou quem sabe, a moda do momento. 

Para isso, existem diversos tipos de decoração. A variação é enorme, indo da mais discreta à mais extravagante. E é sobre isso que vamos falar.

O que é unha decorada? 

A decoração ressalta as unhas de forma criativa e única. Assim como uma obra de arte em miniatura, a unha decorada fica linda e dá um look exclusivo. 

Elas se tornam tão importantes como um acessório, valorizando as mãos e os anéis usados para uma devida ocasião, ou mesmo no dia-a-dia. 

A decoração pode variar de acordo com o estilo ou a moda do momento. Dá para brincar com as cores, combinando-as entre si. Pode-se adicionar pedrarias, texturas, stickers, pinturas. O céu é o limite quando se fala em nail art. 

Principais tipos de unha decorada – Técnicas simples

Francesinha 

Sem dúvida o maior clássico da decoração e o queridinho de todas. Apesar do nome, a unha francesinha nasceu nos Estados Unidos na década de 1970. A ideia inicial era que ela fosse uma nail art neutra e versátil. 

Assim seria mais fácil para as atrizes combinar as cores das unhas com os diversos figurinos. Este estilo está sempre se reinventando, mas o clássico consiste em uma base incolor adornada com um delicado traço de esmalte branco nas pontas. 

Inglesinha

Em oposição à francesinha, surgiu em 2011, durante um desfile na grife Yves Saint-Laurent. Trata-se de pintar as pontas das unhas de preto, ao invés do branco tradicional. 

Para um melhor resultado, a espessura do traço na ponta das unhas deve ser proporcional ao seu tamanho. Para um resultado mais preciso, aconselha-se o uso de fita adesiva ou começar o risco do meio para as pontas. 

Espanhola: 

A técnica é quase a mesma da francesinha, mas na unha espanhola o traço nas ponta é na diagonal. A cor é o branco clássico, mas pode-se brincar com as cores. 

O glitter também é bem vindo, assim como os degradês. Para a decoração é necessário fita adesiva, pincel e paciência, traçando passo a passo os desenhos. 

Uma dica para as iniciantes é fazer somente na unha do anelar, a famosa filha única. Faça o traço na diagonal, espere secar por alguns minutos e finalize com base extra brilho ou top coat. 

Se quiser fazer o degradê de ambos os lados, faça o segundo traço oposto ao primeiro, passando por cima o esmalte claro para finalizar. Para as mais ousadas, que tal experimentar uma combinação de duas cores diferentes na mesma unha?

Glitter: 

Super recomendado para ocasiões festivas, dá uma alegria a mais para o visual. Existem diferentes tipos de esmaltes com glitter tanto mais grosso quanto mais fino. 

Há também os holográficos, os 3D e com formato hexágono. 

Há o glitter em pó e em lascas que pode ser aplicado logo após a base ou esmalte da sua preferência, cobrindo a unha com seu brilho. Aplique duas camadas do esmalte. Jogue o glitter cobrindo toda a unha e passe a base para fixar e finalizar.

Tipos de unha decorada – Técnicas profissionais

Degradê: 

Nesta técnica usa-se um pedaço de esponja de lavar louça e esmaltes que fazem parte da mesma paleta, por exemplo: roxo, lilás e lavanda. 

Aplique o esmalte base. Se quiser as pontas claras, pinte a base das unhas com um esmalte escuro e a ponta com esmalte claro.

Se quiser o contrário, pinte a base da unha com esmalte claro e a ponta com esmalte escuro. 

Deixe secar por completo para evitar borrões na hora de fazer o degradê. Molhe um pedaço de esponja e retire o excesso para que ela não absorva muito esmalte. Precisamos que a esponja esteja somente úmida, não encharcada.

Em seguida, pinte a esponja com as cores escolhidas. 

Ela vai funcionar como um carimbo. Comece a carimbar delicadamente as unhas, virando-as de um lado para o outro para que a esponja cubra toda a superfície. Caso queira uma degradê mais marcado, refaça o processo. 

Finalize com uma camada de top coat ou base extra brilho. 

Marmorizada 

Uma das técnicas de decoração mais bonitas, a marmorizada também é uma das mais difíceis de ser feita, sendo normalmente realizada por profissionais em salões. 

O resultado final é um efeito de mármore, com as curvas desconexas presentes nas pedras. Isso faz com que nenhuma unha saia igual, apesar da técnica e a textura final serem as mesmas. 

Existem duas formas de fazer a textura marmorizada. Escolha duas cores que combinem e destaquem o marmorizado. Um esmalte fica como base, sendo aplicado do modo convencional. 

Em um copo de água gelada pingue os dois esmaltes, moldando delicadamente com um palito as ondas do mármore.

Em seguida coloque o dedo na água e espere o desenho se fixar na unha. Limpe os cantos com cuidado e, se preferir, finalize com base. 

A outra forma de fazer o marmorizado é usar mais cores. Aqui a unha não deve ser pintada e sim colocada na água várias vezes com todas as cores escolhidas. 

Coloque quantas vezes quiser até atingir o resultado desejado. Limpe os cantos com cuidado e finalize com base.

Unhas com pedrarias

O processo é bem simples: consiste em esmaltar as unhas do jeito escolhido e para finalizar, aplicar pontinhos de base onde deseja colar a pedraria pressionando com cuidado para fixar melhor. 

Se você preferir, finalize com base extra brilho que vai fixar ainda mais a pedraria e valorizar a cor do esmalte.

Adesivos e películas: 

Uma das técnicas mais fáceis, também tem como vantagem a rapidez e praticidade de manter as unhas lindas e bem feitas. Este processo é o melhor para quem está sempre na correria do dia-a-dia. 

Existem películas para todos os estilos. A técnica de aplicação consiste em passar uma camada fina de esmalte na unha para evitar que o adesivo  se enrugue. 

Use uma cor que combine com a estampa. Corte as películas e as pressione levemente sobre a unha. Retire o excesso e finalize com base.

Como deixar a sua unha decorada? 

A técnica e os instrumentos usados vão variar de acordo com o tipo de decoração que for escolhida. 

Os instrumentos vão dos mais simples, como por exemplo um palito de dentes e um copo de água gelada para a marmorizada (quem diria que a técnica mais difícil precisaria dos instrumentos mais simples?), a boleadores, pincéis de precisão, lixas de diferentes tipos, fitas adesivas, base extra brilho ou top coat, carimbos de silicone e kit de estampagem. 

Os carimbos podem ser usados tanto para aplicar os desenhos feitos com o kit de estampagem quanto para fazer o risco da francesinha. 

Quem faz as próprias unhas normalmente recorre a técnicas e instrumentos mais simples, já que há o inconveniente de a decoração ficar muito boa em uma mão e deixar a desejar na outra. 

Para evitar esse tipo de problema, o ideal para quem faz as próprias unhas é recorrer a carimbos de silicone para a francesinha, ou stickers e pedrarias para a decoração, já que são fáceis de aplicar. 

Uma decoração mais elaborada para um evento especial, como um casamento ou formatura, vai exigir o trabalho de uma profissional em um salão de manicure. 

Um produto que não pode faltar na finalização de qualquer decoração é o top coat, já que ele intensifica e protege a cor, ao mesmo tempo que dá maior durabilidade para as decorações. 

Agora que você tem as dicas, basta escolher o estilo que mais combina com você e se preparar para arrasar!