Tipos de unhas – diferentes tipos de unhas para experimentar

Hoje em dia existem muitos tipos de unhas diferentes. Afinal que mulher nunca sonhou em ter as unhas longas? Sinônimo de elegância, as unhas longas são um desejo da maioria das mulheres.

Infelizmente nem todas conseguem ter unhas longas naturais. Ter unhas fortes e longas não é algo fácil de se conquistar. Algumas mulheres roem as unhas (e sabemos o quanto isso as enfraquece), já outras não possuem unhas naturais fortes o suficiente para se manterem longas.

Algo que é importante dizer é que as unhas curtas também têm seu charme e podem ter diferentes formatos. Muitas mulheres preferem ou precisam manter as unhas curtas por causa da profissão que exercem. 

Mas se você faz questão de ter unhas longas mas suas unhas naturais são fracas, os alongamentos são a solução. Os alongamentos permitem escolher diferentes tipos de formatos e tamanhos de unhas, além de poderem ser feitos de diferentes materiais, como fibra de vidro, gel, polygel ou acrílico. A cada manutenção do seu alongamento você pode experimentar um novo formato, até encontrar o que mais combina com você e seu dia-a-dia.

Do ousado stiletto à estilosa bailarina, passando pela clássica unha quadrada. O que não falta são opções para deixar suas unhas lindas e suas mãos em destaque. Eu trouxe para você diferentes tipos de unhas para você experimentar! Vamos lá? 

Tipos de unhas - diferentes tipos de unhas para experimentar

Tipos de Unhas – Quadradas

Clássicas e elegantes, é assim que podemos definir as unhas quadradas, sendo um dos formatos mais pedidos nos salões de manicure. Aqui as laterais da unha são retas e as arestas bem definidas.

Um formato bonito e clássico que combina com qualquer nail art, inclusive as nail art geométricas Este formato também combina com qualquer tom de esmalte. Outra vantagem das unhas quadradas é que ficam bonitas e valorizam as mãos tanto com comprimento longo ou curto.

A atenção aqui para as unhas naturais é com a quebra, já que este formato pode ser mais fácil de lascar ou até mesmo quebrar.  

Unhas – Redondas

Assim como as unhas quadradas, as unhas redondas são clássicas e nunca saem de moda. Para chegar a este formato, as unhas devem ser lixadas até ficarem sem cantinhos, seguindo seu formato natural.

Práticas e discretas, são a opção de quem usa luvas para desempenhar seu trabalho, ou que têm profissões que exijam um contato direto com a pele das pessoas, como esteticistas, por exemplo. Uma boa aposta de esmaltes para este formato são os tons de nude. Além disso, as unhas redondas, mesmo que mais curtas, dão o efeito de alongar os dedos. Isso deixa as mãos mais elegantes e refinadas.

Tipos de unhas - diferentes tipos de unhas para experimentar

Tipos de Unhas – Amendoadas

O formato amendoado fica entre a oval e a stiletto. Para chegar a este formato, deve-se lixar a unha da base até a ponta, deixando as quinas ovaladas. Para quem quer deixar as unhas naturais crescerem, este formato é o ideal, já que não tem arestas nas pontas, o que dificulta a unha de lascar ou quebrar.

O formato amendoado é elegante e feminino, e combina perfeitamente com esmaltes neutros. Mas nada te impede de ousar nas cores, optando por tons mais escuros e vibrantes. Ou até mesmo uma nail art com adesivos e pedrinhas, vai deixar este formato de unhas ainda mais lindo. 

Tipos de unhas - diferentes tipos de unhas para experimentar

Unhas – Bailarina

A unha bailarina tem esse nome por lembrar o formato da sapatilha de balé. Suas laterais devem ser lixadas até ficarem afuniladas e as pontas são retas. Se você tem unhas naturais e quer tentar este formato, atenção à resistência de suas unhas. Por ser um formato mais longo e com cantos agudos, a chance de quebra pode ser maior. 

Por isso, o alongamento em gel é o recomendado para este tipo de formato. A unha bailarina é delicada e muito feminina, combinando com qualquer cor de esmalte ou nail art. 

Tipos de unhas - diferentes tipos de unhas para experimentar

Tipos de Unhas – Oval

A vantagem do formato oval é que ele pode ser feito tanto em unhas longas quanto curtas. Delicadas e ao mesmo tempo sofisticadas, a busca pelo formato oval tem aumentado cada vez mais nos salões. Aqui os dois lados da unha devem ser lixados de forma exatamente igual para manter o formato correto.

Quem tem dedos mais curtos pode apostar neste formato, já que ele dá a impressão de dedos mais longos de forma natural. A diferença entre o formato oval e o formato redondo é que na unha oval é ponta é um pouco mais fina. 

Unhas – Stiletto

Longas e com pontas finas, a unha stiletto é um formato ousado e ao mesmo tempo glamouroso. Autêntico e audacioso, o formato em V das unhas stiletto permite diversas escolhas na hora da esmaltação. Um formato lindo e indicado para quem não tem medo de ousar, que valoriza e dá destaque às mãos.

A desvantagem é que, por ser muito longo, a unha stiletto pode atrapalhar na hora de realizar algumas tarefas, como digitar no celular ou no teclado do computador, pegar pequenos objetos ou até mesmo coçar os olhos. 

Mandorla Russa ou Almond Gótica

Ainda pouco conhecido no Brasil, o formato mandorla russa (ou almond gótica), é um meio termo entre o formato almond e a unha stiletto. Aconselhado para mulheres que não têm medo de novidades, o formato somente é possível para unhas médias e longas.

O afunilamento é intenso como na stiletto, mas as pontas são arredondadas como no formato almond. Além disso, este formato combina com a francesa reversa. Que tal testar esse modelo super estiloso? 

Qual dos tipos de unhas quebram menos?

As unhas de formato arredondado ou oval quebram menos que as de formato quadrado. Os arredondados e ovais acompanham o desenho natural das unhas, além de não terem arestas que podem se prender em tecidos Outra vantagem é que elas  não lascam facilmente. 

No caso de alongamentos em gel, a chance de quebra diminui ainda mais, independente do formato que você escolher. Os alongamentos são feitos com materiais muito mais resistentes que as unhas naturais, o que prolonga a vida útil do formato sem risco de quebra. 

Caso você prefira não optar pelos alongamentos, uma boa opção é apostar nos esmaltes fortalecedores. Eles ajudam na saúde e resistência de suas unhas naturais. Além disso, repense a sua alimentação e busque opções saudáveis e ricas em nutrientes, garantindo assim a saúde e resistência das unhas naturais. 

E aí? Gostou das nossas dicas? Clique aqui e acompanhe todas as novidades que temos especialmente para você no BelaBR.