Tipos de pele: quais são, características e cuidados essenciais para cada

Conhecer os tipos de pele e saber as diferenças sobre eles é uma questão básica do skin care. Você não pode comprar nenhum produto sem saber qual o seu tipo de pele. Afinal, o produto precisa te ajudar no seu problema e não ser só uma coisa genérica.

Então vem conhecer um pouco mais sobre os tipos de pele, quais são, características e cuidados que você precisa ter com cada tipo.

Tipos de pele – normal

Característica da pele normal

A pele considerada normal possui equilíbrio. Esse equilíbrio está presente na produção de água e sebo. Assim, a pele normal produz a quantidade exata necessária de óleo para não deixar a pele ressecada e não deixar a pele oleosa.

Esses tipos de pele não são tão comuns e possuem uma textura aveludada, com um brilho natural e pequenos poros. É uma pele com poucas imperfeições, mas que também precisa de cuidados.

Então, tire da sua cabeça que a pele normal te permite que você não cuide dela, ela deve ser tratada e mantida assim como os outros tipos de pele.

Principais cuidados para pele normal

Apesar de ter uma aparência comum e saudável, não devemos relaxar nos cuidados da pele normal. Ela também necessita de cuidados e atenções especiais, para se manter da forma atual. Indicamos que seja feito um ciclo padrão de:

  • Proteção Solar – evita manchas e ressecamento provenientes da exposição solar excessiva.
  • Limpeza diária – mantém a pele saudável, retira as impurezas do dia a dia e equilibra a produção de sebo.
  • Tonificação – continuação da limpeza, a tonificação desobstrui os poros e limpa profundamente a pele.
  • Hidratação – hidratação mantém a pele saudável e sem precisar.

São os cuidados constantes que permitem que a pele normal permaneça nesse formato e se mantenha saudável ao longo dos anos.

Tipos de pele – oleosa

Característica da pele oleosa

A pele oleosa possui características bem visíveis e de fácil detecção. Tenha certeza de uma coisa, se a sua pele possui uma tendência a ser oleosa, você sabe disso. A pele oleosa é caracterizada pelo excesso de produção de sebo do organismo e pela presença de acnes.

Quando pensamos em aparência, a pele oleosa dá a impressão de brilho excessivo e de uma textura pegajosa, associada com poros são grandes e aparentes.

A pele oleosa é um dos tipos de pele mais comuns no Brasil, o que facilita na produção de produtos de maquiagem e de tratamento nacionais e um pouco mais em conta.

Principais cuidados para pele oleosa

A pele oleosa é um pouco mais complexa de cuidar e precisa de produtos especiais para os seus cuidados.

Sobre a pele oleosa, indicamos a seguinte rotina:

  • Proteção Solar – evita manchas e ressecamento provenientes da exposição solar excessiva.
  • Limpeza diária – mantém a pele saudável, retira as impurezas do dia a dia e equilibra a produção de sebo.
  • Tonificação – continuação da limpeza, a tonificação desobstrui os poros e limpa profundamente a pele.
  • Hidratação – hidratação mantém a pele saudável e sem precisar.
  • Cremes – para secar espinhas e evitar acnes.
  • Sérum – indicamos algumas opções.

Lembrando que existe uma rotina diurna e noturna específica para a pele oleosa. Se você ficou com alguma dúvida, temos um post só sobre isso aqui no Belabr.

Leia também o “Pele oleosa: principais cuidados, tratamentos e tudo que você precisa saber”.

Tipos de pele – mista

Característica da pele mista

Além da pele oleosa, a pele mista é um dos tipos de pele mais presentes no Brasil e ao contrário da pele oleosa é de difícil detecção. Isso por um motivo simples: ela possui a zona T (testa, nariz e queixo) do rosto oleosa, porém, possui a lateral do rosto ressecada. Muitas vezes, as pessoas que possuem a pele mista não percebem que esse é o seu tipo de pele por, ou focar na oleosidade da zona T, ou no ressecamento do restante da pele.

Uma dica para descobrir se a sua pele é mista é observar se a sua zona T possui a presença de acne e se a sua pele é sensível e com fácil irritação.

Principais cuidados para pele mista

A pele mista, como dito anteriormente, é de difícil detecção e de difícil cuidado. Quando pensamos em peles que possuem uma produção alta de sebo, temos que pensar sempre em produtos especiais e produtos Oil free.

Então, invista nos séruns para o rosto e em produtos que sejam hidratantes, mas que não contenham óleo. Além disso, mantenha a mesma rotina da pele oleosa, mas, tenha em mente a necessidade de uma hidratação um pouco mais profunda para certas partes do rosto.

Tipos de pele – seca

Característica da pele seca

A pele seca – ao contrário da pele oleosa e normal – possui a falta de dois itens, água e sebo. Ela é uma pele sem viço, sem brilho e com facilidade no ressecamento e descamação. Essa descamação e irritabilidade se deve a falta de proteção da pele.

A água e o sebo são camadas de proteção. Sem essa camada, a pele seca é muito mais atingida por várias questões do dia a dia. Isso pode gerar a sensação de descamação e coceira na pele.

Principais cuidados para pele seca

Quando pensamos em pele seca, é fácil já presumir que boa parte desses problemas podem ser hormonais ou alimentares. A pele seca, possui deficiência de água e de sebo na pele, podendo ser causada pelos fatores indicados acima.

No caso da pele seca, temos algumas dicas que podem ser usadas, sem um diagnóstico hormonal para melhorar a textura da sua pele:

  • Evite banhos quentes.
  • Beba bastante água.
  • Invista em hidratantes noturnos.
  • Tenha preferência em produtos em textura de cremes e de Sérum.

Uma coisa interessante de se saber, a pele seca possui a tendência no aparecimento de rugas, então, sempre priorize produtos que sejam associados com ativos anti-idade. Esses produtos, além de combater o ressecamento, vão te ajudar de forma preventiva.

E aí, gostaram das nossas dicas sobre tipos de pele? Este passo que você está tomando é o primeiro de muitos passos para desvendar a sua pele e entender o que ela mais precisa. Então, se jogue no blog Belabr e aprenda mais sobre skincare no geral.