Protetor Solar: Qual FPS ideal para sua pele

Você sabe qual o FPS ideal para a sua pele? Ou você é uma das pessoas que acha que quando se trata de FPS quanto maior melhor?

Quando se trata da nossa pele e proteção solar, cada parte do nosso corpo precisa de tratamento diferente. Esse tratamento vai de encontro com a sua necessidade e é muito individual. Então vamos dar algumas dicas aqui na hora da sua escolha.

Você sabe o conceito de FPS ideal?

Quando vamos escolher o protetor solar uma das informações mais importantes que devemos levar em consideração é o FPS.

Primeira informação importante, a sigla FPS significa fator de proteção solar, ou seja, a medida de proteção contra os raios solares ultravioletas B (UVB).

Os raios ultravioletas B são os raios responsáveis por deixar a nossa pele vermelha quando ficamos muito tempo no sol.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o FPS não indica a proteção que o produto vai garantir à sua pele. Mas sim o tempo que podemos ficar expostos aos raios solares.

E sabe o que é mais legal nisso tudo? O FPS basicamente indica o tempo que vamos multiplicar para começar a receber a ação do UVB na nossa pele.

Exemplo, se eu tenho uma pele que demora 10 minutos para sofrer a ação do Sol e eu compro um protetor solar com o FPS 50, essa proteção vai durar por 500 minutos. Simples não é?

Ao contrário do que imaginam, FPS não mostra a camada de proteção que o produto gera na pele. Ele vai influenciar no tempo que vamos ter a ação do protetor nela.

Como aplicar o protetor solar

Algumas dicas que nós temos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) se referem a quantidade e o modo da aplicação do protetor solar.

A primeira dica é usar o filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados. Além disso, use o filtro com uma antecedência de 30 minutos antes da exposição solar. 

A aplicação mais indicada é de 3 em 3 horas, mas como citamos anteriormente o tempo vai depender do FPS e de outros fatores.

Além dele, a transpiração, quantas vezes você vai entrar na água e exposição solar também devem ser considerados.

Outra dica importante para aplicar o seu protetor é a uniformidade. É importante espalhar bem o produto para ter uma camada uniforme. 

E quando pensamos em aplicação, é importante saber a quantidade sugerida pelos dermatologistas. Eles indicam uma colher de chá para cada parte do corpo.

A divisão é feita por:

  • Rosto, pescoço e cabeça (lembrando de usar produtos diferentes para o rosto).
  • Parte frontal do tronco.
  • Parte traseira do tronco.
  • Braços (uma colher para cada um).
  • Pernas (uma colher para cada uma).             

Indicações de FPS ideal para o seu rosto

Quando pensamos em fator de proteção solar para o rosto, é muito mais importante levarmos em consideração o seu tipo de pele, tom de pele e a sua rotina.

Uma pele oleosa e com tendências a transpiração precisa de um FPS maior para garantir uma proteção contínua. É preciso pensar também no produto ideal.

O mesmo protetor solar não é indicado para a pele do corpo e do rosto. Muitas vezes, uma pessoa com a pele do rosto oleosa, pode ter a pele da perna ressecada.

Assim, escolha os seus produtos de forma separada e focando em cada uma das necessidades da pele.

Ahh e se você precisar de ajuda para escolher o protetor solar ideal para o seu rosto, o blog BelaBR tem um post inteiro só sobre isso. 

Além da divisão na composição do produto, o protetor solar pode ser definido pela tonalidade da pele.

  • Peles escuras e pretas: FPS 30
  • Peles morenas: FPS 40
  • Peles claras: FPS 50

Outra dica na hora de escolher o seu protetor solar é verificar o PPD que mede o nível de bronzeamento que pode atingir a sua pele depois da exposição ao sol. O PPD pode ser verificado na embalagem com o símbolo de +, podendo ser de 1 à 3.

Então, quando pensamos em peles:

  • Peles escuras e pretas: PPD +
  • Peles morenas: PPD ++
  • Peles claras: PPD +++

Indicações de FPS ideal para o seu corpo

Mais do que o FPS ideal, devemos pensar na composição do protetor solar. A textura por exemplo, pode causar uma impressão de barreira na pele, o que pode fazer você transpirar mais e intensificar o uso do produto.

Então, na hora de escolher o seu protetor solar, se você tiver preferência por cremes um pouco mais espessos, escolha uma fórmula com textura parecida. 

Assim como no rosto, o tom de pele é importante para definir a proteção necessária para manter a sua pele saudável. 

  • Peles escuras e pretas: FPS 30
  • Peles morenas: FPS 40
  • Peles claras: FPS 50

Dê preferência por produtos hidratantes e de fácil aplicação. Reforçamos aqui a importância da uniformidade na aplicação do produto.

Protetor solar e FPS ideal para o bronzeamento

E por fim, se engana quem pensa que o protetor solar é inimigo do bronzeado lindo que nós amamos em todo verão.

Na verdade, esse bronzeado é uma proteção do nosso corpo, através da produção de melanina. É a produção de melanina que evita manchas e queimaduras mais profundas na pele.

Quando usamos protetores solares com um FPS mais alto, o processo de produção de melanina (ou bronzeamento) será mais lento, porém, vai durar mais.

Além de não causar danos à pele a longo prazo e evitar aquela sensação de queimado e que a sua pele descasque.

Lembrando, depois de se expor ao sol por muito tempo, capriche na hidratação da pele através de cremes e de forma natural, bebendo muita água.

Agora basta escolher a melhor fórmula para você e não deixar de se proteger diariamente, a sua pele agradece.

Mas devemos lembrar que existem outras dicas e outras formas de proteção.

Se você quiser se manter atualizada (o) sobre as novidades do mercado e ter dicas maravilhosas sobre pele – aqui no blog BelaBR – temos posts incríveis para você se jogar no mundo da skincare.  Além de vários outros temas que foram pensados e desenvolvidos com muito carinho para você!