Como pintar o cabelo sozinha: dicas, passo a passo e principais cuidados

Pintar o cabelo sozinha muitas vezes pode se tornar um mal necessário. E para quem tem o dia a dia corrido, nada melhor do que poder pintar o cabelo na sua própria casa.

Apesar de indicarmos que a pintura seja feita por um profissional, aqui você vai poder aprender o passo a passo de como pintar o cabelo sozinha e indicações para cuidar dos seus fios após a coloração.

Escolha uma cor para pintar o cabelo sozinha

Você é iniciante no processo? Não invente muita moda ou tente técnicas muito difíceis. Escolha uma cor que combine com você e que não contraste muito com o seu tom natural. Dessa forma, as chances de acontecerem erros são menores. Assim, você vai estar usando o seu tom natural para colorir os seus fios.

Está na dúvida sobre qual cor é melhor para você? Clique aqui e leia o nosso post sobre  coloração.

Faça testes de mechas e de sensibilidade

Antes de pintar o cabelo sozinha, indicamos que seja feito dois testes.

  1. Teste de Sensibilidade;
  2. Teste de Mechas;

O teste de Sensibilidade vai te ajudar a descobrir se você possui alguma alergia ao produto a ser utilizado. Ele é para marinheiros de primeira viagem e vai ajudar a descobrir se é seguro para você realizar o processo sozinha.

Pegue um cotonete com descolorante ou o produto a ser utilizado e passe atrás da orelha de dois a três dias antes da coloração. Observe se você vai ter alguma alergia ou reação ao produto.

Já o teste de mechas ajuda a evitar o temido corte químico. É quando o seu cabelo fica tão danificado que ele começa a quebrar sozinho e naturalmente.

Para realizar o teste de mechas, basta você separar uma pequena parte do seu cabelo e aplicar o produto nele. Após a aplicação, é preciso observar se o cabelo ficou muito danificado, quebrado, poroso ou elástico. Caso isso aconteça pense melhor na coloração ou reveja o produto que você escolheu.

Fique uns dias sem lavar o cabelo

Sabe os óleos que deixam o cabelo oleoso e normalmente é bem incômodo? Pois é, ele pode ser um aliado quando você for pintar o cabelo sozinha em casa. Os óleos que ficam no cabelo vão auxiliar na proteção dos seus fios.

Eles vão manter uma capa de proteção e vão impedir que o cabelo fique poroso após o processo da descoloração ou coloração dos fios.

Não tente forçar um resultado

Muitas vezes, na hora de escolher a cor do cabelo, nós levamos em consideração apenas a indicação da caixinha do produto. Mas entenda que variações podem e vão acontecer. A variação do resultado esperado, pode atingir uma diferença de até três tons.

Então, entenda que essa variação pode acontecer e que deixar o produto mais tempo, ou descolorir mais o cabelo, pode ao invés de ajudar, atrapalhar o resultado esperado.

Compre produtos o suficiente! Meninas, quando se trata de pintar o cabelo em casa é melhor prevenir do que remediar. Mulheres de cabelos longos e cheios devem usar no mínimo duas caixinhas de produto. Caso você tenha o cabelo curto, uma caixinha já será o suficiente.

É importante você ter a quantidade correta de produto para que você possa espalhar a tinta ou o tonalizante de forma uniforme e para que o cabelo não fique manchado.

Passo a passo para pintar o cabelo sozinha

Agora vamos colocar a mão na massa.

  1.  Esteja com todos os equipamentos à mão e de fácil acesso.
  • Tinta;
  • Recipiente para misturar os produtos;
  • Pente;
  • Toalha;
  • Luvas;
  • Touca;
  • Pincel para pintar cabelo;

Outra dica legal e importante, tente realizar o procedimento no banheiro da sua casa e usando toalhas e roupas velhas. Assim, caso você faça bagunça na sua primeira vez você não irá manchar uma roupa nova.

  1. Proteja as suas mãos com uma luva (normalmente elas já vem na embalagem para pintar o cabelo).
  2. Despeje todo o produto no recipiente de mistura e forme um creme uniforme (misture bem).
  3. Divida o seu cabelo com um pente e aplique o produto da raiz às pontas. Preste muita atenção nessa etapa e espalhe ele de uma forma uniforme.
  4. Após realizar o processo de aplicação da tinta, penteie o seu cabelo com um pente largo (para evitar a retirada do produto). Outra dica importante é a de massagear o seu couro cabeludo, isso vai ajudar na penetração do produto e evitar manchas no cabelo.
  5. Deixe o produto agir no seu cabelo. Uma dica importante, sempre siga a indicação da caixa. Deixar a tinta agir por muito tempo pode gerar oxidação nos fios e ao invés de ajudar, pode atrapalhar.
  6. Lave o cabelo até retirar todo o produto.
  7. Alguns produtos contam com sachês ou máscaras para retenção da cor, use logo após a coloração, eles vão fazer a diferença na retenção do seu tom.

Retoque de raiz

Caso você queira apenas retocar a raiz do seu cabelo faça o mesmo processo, porém, aplique primeiro o produto apenas na raiz do cabelo. Deixe ele agir por uma média de 30 minutos e depois aplique o resto do produto no cabelo, deixando ele agir por 10 minutos.

Isso deve gerar o resultado esperado de acordo com especialistas da L’oreal. Caso você tenha problemas no retoque, sugerimos que você pinte de um tom mais escuro ou procure um profissional.

Cuidados pós coloração

Agora que você pintou o seu cabelo sozinha e seguiu direitinho o nosso passo a passo, o resultado deve ter sido o esperado. Lembrando que caso você queira uma técnica um pouco mais complexa ou cores específicas como um loiro platinado(saiba mais sobre os principais tons de loiro platinado aqui) nós do BelaBR indicamos a ajuda de um profissional.

Além disso, é importante que você invista em produtos para cuidar de cabelos tingidos e ajudar a manter a saúde e o tom escolhido por você. Crie um cronograma capilar de hidratação e reconstrução dos seus fios.

Se quiser inovar um pouco mais e associar a nova cor do seu cabelo com um corte de arrasar, leia o nosso post de cortes de cabelo de acordo com o formato do rosto aqui e se jogue no novo look.