Pele oleosa: principais cuidados, tratamentos e tudo que você precisa saber

Muitas mulheres sofrem e se incomodam diariamente com pele oleosa. Ela é de difícil manutenção, brilho em excesso, costuma possuir mais acne e ter mais dificuldade em manter a maquiagem. Mas se engana quem pensa que para controlar a pele oleosa, precisamos apenas lavar mais o rosto. Muito pelo contrário, a limpeza em excesso, pode inclusive atrapalhar.

Vamos entender um pouco mais das principais causas da pele oleosa, tratamentos ideais e dicas para evitar problemas no futuro.

Principais causas da pele oleosa

Hormônios

A maioria das mulheres consegue perceber e sofrem com a oleosidade da pele no período menstrual. A causa disso é simples, durante esse período o nosso corpo produz mais hormônios. Com eles, temos a oleosidade da pele.

Lembrando que as mudanças hormonais são completamente naturais e que o nosso corpo vai mudando na medida do tempo. Logo, o acompanhamento e controle deve ser feito por profissionais.

Alimentação

Você já deve ter ouvido a frase “A beleza vem de dentro”, essa frase é mais verdadeira do que imaginamos. A nossa alimentação além de nos tornar mais saudáveis como um todo, tem o poder de influenciar diretamente na nossa pele.

Nós explicamos um pouco aqui, a importância que algumas vitaminas possuem para deixar a nossa pele bonita e jovem.

Uma alimentação rica em gordura, sal e açúcares vai incentivar que a pele produza mais óleo em todo o seu corpo, seja no couro cabeludo ou no rosto.

Excesso de raios UV e UVB

Pense da seguinte forma, quanto mais a pele precisa se manter hidratada, maior a quantidade de óleo ela produz para tentar manter essa hidratação. A pele, quando é exposta constantemente aos raios UV e UVB sem proteção, tende a tentar se proteger das queimaduras. E como ela se protege? Liberando mais óleo.

Então, a indicação do BelaBR é a de que você tente manter a pele protegida com protetores solares com o mínimo de proteção FPS 30. Além disso, dê preferência para produtos em gel. Assim você protege a sua pele e deixa ela com a sensação e aspecto de sequinha.

Pele Oleosa

Água quente

A água quente, assim como os raios solares, podem ressecar a sua pele. E com o ressecamento dela, logo vem o aumento da produção de óleo. A água quente tira a produção natural da pele e a remoção dela. Assim, o corpo logo tenta substituir essa proteção criando uma nova camada de óleo.

Falta de cuidado adequado

Uma coisa que você precisa ter em mente quando for pensar na sua pele ou no seu cabelo, é que o corpo entende os sinais de uma forma diferente. Quanto mais vezes você lava o cabelo ou o rosto, mais o corpo entende que deve-se produzir óleo.

Basicamente, se você retira a camada de proteção, o corpo entende que ela se gasta rápido e que ela deve ser reposta com maior frequência.

Por isso é importante que você entenda e conheça a sua pele e qual a melhor rotina para ela. Assim, você evita que o seu corpo entenda os sinais de uma forma diferente.

Cuidados para a pele oleosa

Cuidados diários para pele oleosa

Lavar o rosto

Para ter um melhor resultado na higienização do seu rosto, de preferência para produtos específicos para a pele oleosa. Como dito anteriormente, a limpeza em excesso e o produto inadequado pode aumentar a produção de óleo. Então, escolha produtos especializados.

Tonificar a pele

A tonificação é uma continuidade da limpeza da sua pele. Sendo um pouco mais profunda e com desobstrução direta dos poros.

Vitamina C

Vitamina C é um antioxidante que tem o poder de reverter os sinais do envelhecimento da pele, reduzindo rugas e linhas de expressão, devolvendo o viço e melhorando a firmeza.

Hidratante em gel

Basicamente, a escolha do hidratante em gel é  uma escolha baseada em textura. O gel gera a sensação de uma pele  seca e hidratada ao mesmo tempo. Não se misturando com o óleo natural da pele.

Protetor solar – dê preferência um para peles oleosas

Já indicamos a importância do protetor solar aqui neste post e, assim como o hidratante em gel, a escolha da sua textura é baseada em proteção e toque aveludado.

Cuidados noturnos para pele oleosa

Água Micelar

Multitarefas, a água micelar possui vários benefícios. Ela remove, limpa a maquiagem a resistente a água, acalma a pele, recupera o brilho e recompõe a proteção do seu rosto. Uma ótima pedida para quem possui a pele oleosa por ser de rápida absorção e livre de óleos em sua solução.

Limpeza profunda

Mais uma vez devemos lavar o rosto. Agora, para retirar as sujidades acumuladas no dia a dia.

Tonificar

A tonificação noturna, possui o mesmo objetivo da diurna. Realizar uma limpeza completa e profunda.

Sérum

Agora iniciamos os tratamentos preventivos. O sérum possui função antioxidante e de tratamento de linhas de expressão. Ele hidrata a pele e combate o envelhecimento precoce ao mesmo tempo.

Creme na área dos olhos

Temos várias funções para os cremes específicos para os óleos. Alguns são para a redução de bolsas, outros para a prevenção de linhas de expressão e por ultimo, mas não menos importante, temos os cremes específicos para olheiras.

Escolha a melhor opção para você de acordo com as suas necessidades.

Hidratante noturno

Termine a sua rotina com um bom hidratante noturno. A noite é um dos melhores horários para realizar tratamentos de beleza por um motivo simples. Não há exposição a sujidades ou ao sol. Assim, o produto vai agir por mais tempo.

Prontinho, agora você já sabe as principais dicas de causas e como cuidar de uma pele oleosa.

Caso você ainda tenha alguma dúvida, temos alguns posts para vocês só sobre pele, tratamentos de skin care e dicas muito legais para entender as melhores opções para vocês. Basta clicar aqui e acompanhar todos os nossos posts.

Além disso, você pode se inscrever na nossa newsletter e sempre receber novidades na sua caixa de mensagens. Basta clicar aqui, se inscrever que vamos mandar todas as nossas novidades com muito carinho.