Pele Descamando: principais causas e como se cuidar

A pele descamando pode ser um incômodo mais comum do que imaginamos. Quem possui esse problema sofre para controlar e para não agravar a situação nos períodos frios.

Aqui no BelaBR vamos entender primeiro, quais os motivos para a descamação da pele e em segundo lugar o que fazer quando ela já está descamando.

Principais motivos para a pele descamando

Baixa Umidade do ar

Este é um dos motivos mais recorrentes para a pele ficar seca. Já falamos em vários posts aqui no BelaBR que a água junto ao óleo forma uma barreira protetora da pele.

Quando esses itens não estão adequados, o organismo naturalmente resseca a pele. O ressecamento da pele naturalmente pode formar a descamação.

Pele descamando devido ao excesso de sol

Durante o verão o que mais acontece é uma exposição excessiva ao sol. Quem não quer aproveitar uma praia ou uma piscina e ainda colocar o bronzeado em dia?

Mas muito sol não faz bem para a sua pele e isso não é novidade para ninguém.

Quando chegamos ao ponto de descamar o que acontece é uma reação da pele devido a uma alta inflamação causada pelo sol.

Lembrando que você não precisa deixar o bronze do verão de lado, mas sim fazer ele de forma consciente.

Ou seja, usar muito protetor e se bronzear aos poucos.

Baixas temperaturas

Durante o inverno a pele também pode se tornar ressecada. Basicamente é o ressecamento que é o principal inimigo nestes casos.

Seja ele causado pelo sol ou por temperaturas baixas, o extremo para as pessoas de pele sensível nunca é bom.

Doenças e a pele descamando

Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica é uma doença que causa descamação da pele e vermelhidão em partes específicas. Normalmente a vermelhidão está presente no couro cabeludo, sobrancelhas, nariz e orelhas.

A sua causa hoje é considerada crônica e a inflamação da pele piora em determinadas épocas do ano.

Dermatite de Contato

Essa dermatite também pode ser considerada uma das mais comuns hoje. Entre os principais sintomas temos a coceira e erupções na pele.

A dermatite de contato é desencadeada quando está em contato com os mais diversos produtos. Entre eles a borracha, produtos de limpeza e alguns perfumes.

Psoríase e a descamação da pele

A psoríase é uma das doenças mais graves quando pensamos em descamação de pele. Ela pode acontecer em vários graus e é uma doença crônica.

A pele descamando não precisa ser um sintoma constante e pode vir em ciclos de melhora e piora da pele.

Lúpus Eritematoso Sistêmico

Doença auto imune que afeta diretamente as articulações, órgãos incluindo a pele, a doença possui muitos sintomas diferentes.

Entre estes sintomas temos a descamação da pele. Hoje ainda não temos cura para a doença, porém, diversos tratamentos ajudam no controle dela.

Hipotireoidismo associada a pele descamando

Também é uma doença crônica que reduz a produção dos hormônios da tireoide. Um dos sintomas que podem ser provenientes da doença é justamente o ressecamento e a pele descamando.

O que fazer quando a pele está descamando

Hidrate-se e evite a pele descamando

A hidratação é mais do que uma medida de vaidade, ela é de proteção. A hidratação é uma barreira de proteção da pele e sem ela, além da pele descamando, teríamos diversos outros problemas.

Então, hidrate – corpo e rosto – para evitar que a pele fique ressecada e perca a proteção natural.

Evite banhos longos

Esta é mais uma medida associada à proteção da pele. Quanto mais protegida ela estiver, melhor para o corpo e para o rosto e menos chance de descamação.

Então, evite banhos longos e quentes, normalmente eles fazem esse processo de retirar completamente a proteção da nossa pele e pode ser mais maléfico do que benéfico para a manutenção da nossa pele.

Cuide da sua alimentação

Tudo começa pela alimentação. Uma alimentação balanceada e cheia de vitaminas e minerais é a solução para quase todo tipo de doença.

Assim, é claro que quando falamos de pele descamando a alimentação não ia ficar de fora. Então, invista no consumo de frutas e legumes e evite itens como açúcar, gordura e itens com baixo índice de vitaminas. 

Tenha uma rotina de cuidados

Monte uma rotina de cuidados que seja de acordo com o tipo de descamação da pele e com a época do ano. 

Então, no caso do verão, intensifique o uso do protetor solar e no caso do inverno evite banhos muito quentes. 

Além disso, dê preferência para produtos de pele sensível e crie uma rotina de acordo com a sua necessidade. 

Procure um especialista

Como citamos no nosso post, a pele descamando, pode ser um sintoma de diversas outras doenças. Então, procure um especialista que vai te ajudar a montar sua rotina de cuidados e ainda associar a descamação com alguma possível causa mais grave. 

Então, caso você perceba que a sua pele descamando está se agravando, procure um especialista. 

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Então se você quiser saber de mais conteúdos para melhorar a sua pele, clique no botão abaixo e saiba as melhores dicas de skincare. 

E se o assunto que você procura agora é outro, temos um blog com dicas ótimas de: