Estilo Indie : O que é, exemplos de looks e referência
O estilo indie, assim como outros estilos, se desenvolveram através de movimentos artísticos, urbanos e musicais.
Aqui no BelaBR vamos falar um pouco mais sobre esse estilo e como ele surgiu e ganhou uma definição e adeptos dentro do mundo da moda.
O que é estilo Indie
O termo que define esse estilo – indie – é uma abreviatura de independente ou independent em inglês.
A base do termo veio através de artistas que normalmente não possuem contratos com grandes gravadoras ou grandes produtoras das suas artes. Ou seja, veio para falar de pessoas que desenvolvem a sua arte sem o apoio de grandes indústrias.
Com o tempo, é claro que qualquer movimentação artística vai migrar para a moda de alguma forma diferente e não foi diferente com o indie.
O interessante quando pensamos no indie é essa mistura e contraposição de ideias e de looks. Ele normalmente vai contra a itens que estão em alta justamente por defender a liberdade de expressão e de escolha artística.
Misturando itens do boho, rock, cult e até itens românticos, o mais importante quando você quer aderir ao estilo indie é ser você.
Looks de inspiração
Agora vamos dar alguns exemplos de looks indie para você escolher e entender um pouco mais de cada categoria desse estilo.
Estilo Indie boho
Vamos começar com o estilo indie boho que é bem conhecido e esteve em alta durante os anos áureos do coachella.
Nele, mais importante do que a roupa são os acessórios.
Um chapéu, vestidos longos e em tons terrosos já fazem um look. Normalmente ele está acompanhado por botas justamente pela sua praticidade. Com uma pegada um pouco mais hippie e de festivais.
É interessante perceber também a presença de camadas em quase todos os looks que são estilo indie boho. Praticamente em todas as roupas desse estilo você vai perceber essa construção.
Mas se engana quem pensa que para ser indie é preciso estar super cheia de acessórios, óculos, chapéu, etc.
Você pode apenas apostar em um vestido e uma jaqueta jeans. Outra opção linda é usar uma saia e uma blusa com um corte um pouco mais romântico e montar um look incrível.
Pensando em uma pegada um pouco mais urbana, aposte em uma calça boca de sino e um kimono para um look incrível.
Ou se você preferir apostar na duplinha calça estampada e blusa mais soltinha, lisa e leve, esse look pode ser usado tanto à noite quanto durante o dia.
O interessante é contrapor a calça clara com a blusa escura ou a calça escura com a blusa clara.
Aposte também em tecidos diferentes, com temas um pouco mais elaborados e um pouco indianos. Certeza que você vai arrasar!
Agora, se você quer uma coisa mais moderna e fashionista, que tal investir na combinação vestido longo aberto e short?
Essa combinação fica cheia de estilo e com itens que estão na moda – como bota coturno – mas com combinações que não são tão comuns e fica cheio de personalidade.
Estilo Cult
Agora vamos falar um pouco do estilo indie um pouco mais cult. O termo cult vem de cultural ou cultura.
Ele está presente principalmente em meios artísticos um pouco mais intelectuais. A ideia por trás do conceito cult é também a de trabalhar com roupas confortáveis.
Looks com calças
Vamos começar com uma roupa bem tradicional do estilo cult. Uma calça jeans com o corte mom e uma blusa de tricot listrada.
Ele mostra um pouco de nostalgia com cortes e tecidos um pouco mais “antigos” mas ao mesmo tempo fica moderno com a combinação do coturno.
Inclusive o coturno está muito presente nesses looks. Ele aparece novamente no look abaixo com uma t-shirt branca e com estampa simples. O moderno e o diferente do look está justamente no corte da calça – que é moderno – com uma estampa tradicional.
As estampas tradicionais e tecidos que podem ser considerados de pessoas mais velhas com toques de modernidade é um diferencial do estilo.
Aqui temos um tradicional macacão estilo jardineira com uma blusa de tricot oversized. Ahh e uma coisa bem legal no estilo indie cult é a preferência por tons terrosos.
Se jogue no curtinho
E se você estiver se sentindo um pouco mais ousada, que tal combinar estampas diferentes com a mesma cor?
Aqui vemos uma opção muito interessante. O vestido curto tem uma estampa romântica com flores de padrão pequeno e a blusa com flores bem maiores. E para arrematar o look com chave de ouro uma bota tratorada que é o oposto do romântico.
Temos essa oposição novamente, entre o tradicional e o moderno. A saia de veludo verde, com a blusa de alcinha preta sobrepondo uma camiseta branca, junta várias décadas da moda em um look só.
Mas você deve estar pensando que o estilo indie é ideal para o inverno não é? Vamos te mostrar que não e te mostrar que você também pode manter esse estilo indie cult no verão.
Aqui o estilo indie ficou por conta das estampas da camiseta e do short jeans de cintura alta.
Uma outra combinação que não falha quando falamos de estilo indie cult é o vestido de alcinha com a blusa branca por baixo.
Ele ficou praticamente um look tradicional e pode ser usado tanto para o verão, quanto para o inverno. Basta colocar tons mais sóbrios e complementar o look com uma blusa de manga longa e uma meia.
Ahh e não se esqueça do coturno.
Cortes de cabelo para o estilo indie
Apesar de não ser um look oficial do estilo indie cult, o corte de cabelo faz muita diferença. Ele é um ótimo complemento para as roupas e para os acessórios.
O cabelo natural, curtinho e com franja dá um ar mais cult às produções. Ele também reforça a ideia de não seguir os padrões.
Claro que isso não é obrigatório e mais importante do que as roupas e o cabelo é manter o seu estilo e a sua essência.
Gostou das nossas dicas? Temos várias novidades e vários estilos para você conhecer mais sobre moda, skin care e lifestyle.